sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Em defesa dos povos Indígenas (e contra o "deserto verde")

A empresa transnacional Aracruz Celulose se apropriou, na década de 1970, com a cobertura da ditadura militar, de cerca de 18 mil hectares dos povos indígenas do Espírito Santo. Apropriou-se também de milhares de hectares pertencentes aos quilombolas, deixando sem terra mais de 8 mil famílias.

A FUNAI já demarcou e identificou mais de 11 mil hectares como sendo área indígena. A devolução imediata das terras depende da assinatura do ministro da justiça, que vem sofrendo pressão por parte da empresa.

Em novembro, por exemplo, a empresa "incentivou" seus funcionários a recolher abaixo-assinado, com apoio do sindicato das indústrias metalúrgicas do estado do Espírito Santo, conseguindo 78 mil adesões, beneficiando a própria empresa em desfavor dos indígenas.

Além disso, iniciou forte campanha publicitária, com o uso de outdoors, notícias plantadas na imprensa local e emails com inverdades. Os movimentos sociais denunciam inclusive um caráter discriminatório e racista na dita campanha.

Por tudo isso, há um movimento nacional que busca conseguir, no mínimo, 100 mil assinaturas em apoio aos povos indígenas e contra o deserto verde provocado pela planatação indiscriminada de eucaliptos sem qualquer respeito à biodiversidade local.

Indigne-se!! Acesse e imprima o abaixo - assinado:
www.fase.org.br/_fase/pagina.php?id=1344

Nenhum comentário: