sábado, 29 de março de 2008

debate programático: alianças PT em BH

NOTA SOBRE CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT EM BH
A Democracia Socialista, tendência interna do PT MG, vem de público expressar aos petistas e a toda sociedade sua posição favorável à candidatura própria petista em BH, em aliança com os partidos do campo democrático e popular. O PT deve construir essa candidatura junto aos partidos de esquerda e progressista da base aliada ao governo Lula, sobre um programa democrático e popular de transformações.
Expressamos posição contrária à aliança do PT com o PSDB na capital mineira em 2008, porque o PSDB é o líder da oposição nacional ao governo Lula sob uma perspectiva neoliberal. Em Minas Gerais, o PT é oposição ao governo tucano de Aécio Neves, em razão do caráter neoliberal, privatizante e antidemocrático desse governo. Nessa lógica, não cabe o PT discutir coligação com PSDB, seja cedendo à candidatura vice-prefeito, ou apoiando candidato de outro partido.
A aproximação com o governador é equivocada e fortalece uma política centrista que não interessa à construção de uma candidatura presidencial do PT em 2010. Por isso, não cabe aproximação do PT com nosso principal adversário na sucessão presidencial. Eventual aliança em Belo Horizonte nas eleições municipais de 2008, teria repercussão nacional negativa ao projeto de esquerda, além de contribuir para escancarar o PT para outras composições tucanas nos municípios.
O governo Lula está legando ao país uma dinâmica positiva de desenvolvimento com distribuição de renda que caminha no sentido inverso do modelo neoliberal defendido pelo PSDB. Este será o centro da disputa eleitoral em 2010, e que estará em debate nas eleições municipais de 2008. O PT deve fortalecer todos os aliados que desejam seguir o rumo do curso iniciado pelo governo Lula e que recebe aprovação popular.
É preciso que todos os petistas, os filiados da capital e do interior, as personalidades e os mandatários promovam essa discussão no âmbito do partido, conforme orientação da nossa política de alianças aprovada na última reunião do Diretório Nacional. Por fim, a DS conclama todos os segmentos petistas, correntes e personalidades que desejam resistir a essa operação de descaracterização do PT, defender candidatura própria em BH e a construção de aliança no campo democrático e popular.
Belo Horizonte, 25 de março de 2008.
Democracia Socialista
Tendência Interna do PT-MG

Nenhum comentário: