segunda-feira, 16 de abril de 2007

A Revolução não será Televisionada



A concentração do poder de mídia na mão de poucas empresas e conglomerados é um fato preocupante, que ameaça seriamente a democracia e a liberdade de expressão e ressalta a importância de um amplo debate sobre os rumos da democratização da comunicação.

Afinal de contas, existe de fato manipulação da informação? Como construir um sistema de mídia crítica? É possível estabelecer controle social sobre a grande mídia? Qual o papel da internet na democratização da comunicação? Estas e outras perguntas serão discutidas no Vídeo-Debate sobre Democratização da Comunicação, que ocorrerá no dia 26 de abril (quinta-feira), às 18h30, na Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424 – Centro).

Para fornecer elementos ao debate das questões apontadas acima, será exibido o documentário irlandês "A Revolução não Será Televisionada", dos diretores Kim Bartley e Donnacha O’Briain. O vídeo mostra as estreitas relações entre mídia, veículos de comunicação, poder e governo. Os debatedores convidados são os jornalistas Marco Aurélio Weissheimer e Luiz Carlos Azenha.

Weissheimer é editor-assistente da Agência Carta Maior e mantém o blog RS Urgente. A Agência Carta Maior é uma publicação eletrônica multimídia que tem o compromisso de contribuir para desenvolver um sistema de mídia democrática no Brasil e, de modo mais amplo, trabalhar pela democratização do Estado brasileiro, pelo fortalecimento da integração sul-americana e de todos os movimentos que lutam pela construção de uma globalização solidária.

Azenha, jornalista há mais de 30 anos, trabalha na Rede Globo, onde já foi correpondente internacional, e é responsável pelo projeto Sivuca – Sistema de Muvuca na Internet –, uma rede de blogs comprometidos com a liberdade de expressão e a pluralidade.

O evento é uma realização da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal com apoio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

Entrada franca.

13/04/07 publicado por Comunicação-APCEF/RS

Nenhum comentário: